Companhia de Belo Horizonte que completa 45 anos de atividade neste ano, o Grupo Corpo inicia sua comemoração com a preparação de uma coreografia inédita para Estância, Op.8a, de Alberto Ginastera, a ser apresentada em outubro de 2020 no Walt Disney Concert Hall (em Los Angeles), sob regência Dudamel, um dos mais talentosos maestros da atualidade.
O convite veio após o Corpo estrear sua mais recente coreografia, “Gil”. Rodrigo Pederneiras, coreógrafo da companhia, criará os movimentos a partir de uma das obras preferidas de Dudamel. “É uma obra criada especialmente para o balé, em uma época em que a dança era narrativa, ou seja, contava uma história”, explica Rodrigo. “Dura 33 minutos e Ginastera se baseou nos poemas de José Hernandez, especialmente El Gaucho Martín Fierro.” Será a primeira vez que a companhia executará uma coreografia com trilha ao vivo.
A turnê de comemoração dos 45 anos do grupo acontecerá entre os meses de agosto e setembro de 2020, de uma forma inovadora, segundo os padrões da companhia: serão três programações duplas, reunindo Bach/Onqotô, O Corpo/Gira e Gil/Lecuona. “Foram combinações criadas pela linguagem”, conta Paulo Pederneiras, diretor artístico do grupo.
Assista trechos de “Gil”, realizado em setembro de 2019.