O MAC – Museu de Arte Contemporânea recebe em São Paulo o Grupo Núcleo e a performance “O que vemos quando olhamos dança?” por Beth Bastos

por Giulia Lapetina ,

13/12/2019 14:21

Post show 9a0b509e2a

Foto: Sandro Miano

Concebida pela coreografia de Beth Bastos, a performance-observatório que faz parte do projeto “O que vemos quando olhamos dança?” foi contemplada pelo Fomento à Dança da cidade de São Paulo e propõe fomentar novas formas de olhar, mesclando dança, arquitetura e artes visuais.

Os bailarinos do Núcleo Pausa, dirigidos por Beth, performam no sábado, dia 14 de dezembro, entre o jardim e o espaço expositivo do MAC – Museu de arte contemporânea, às 17h.

O formato promete: sete bailarinos e um pianista, compondo partituras de movimento e pausas, convidando o público a registrar as imagens com fotos, vídeos, desenhos ou simplesmente com os olhos. “A performance-observatório oferece ao espectador a possibilidade de escolher como e de que lugar se quer olhar, ver e assistir”, explica Beth.

A coreógrafa e performer investe na desaceleração do espectador e do artista, argumentando que “a proposta das performances-observatório é sintonizar a percepção e o instante para criar composições espontâneas e singulares, usando os sentidos do corpo como ferramentas de sobrevivência e de produção de imagens. O que pode uma pausa provocar? O que se imagina a partir de um corpo que pausa? Como essa imagem efêmera afeta o espaço?”

Inspirado nas filosofias de corpo de Lisa Nelson (bailarina, performer, editora de revista em Nova York) e de Klauss Vianna (bailarino brasileiro, criador de um método de dança), o projeto tem como base improvisação e composição em dança. No próprio dia 14 de dezembro, às 16h30, haverá uma breve conversa dessas influências no projeto. Além disso, às 15h, será possível assistir ao documentário “O que te move, o que vemos quando olhamos dança” de Antonio Miano e Kiko Ferrite, que conta sobre a construção de 32 solos orientados por Beth Bastos durante o processo do projeto.

Não fique de fora!

O que vemos quando olhamos dança?

Dia 14 de dezembro – sábado, a partir das 15h

Espaço expositivo do Mac (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo).

Av. Pedro Álvares Cabral, 1301. Duração: 60 min. Grátis.

Comentários


Todas as notícias